Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

12 outubro 2007

Nobel 2007

Só aposto em obviedades.

Gostaria muito que Thomas Pynchon levasse o Nobel, mas como é quase certo que ele não aparecerá na festa, a Academia Sueca deve sempre desconsiderá-lo. Dentre os eternos favoritos, os que mais gosto são Philip Roth e Antonio Tabucchi. Em português, António Lobo Antunes e Herberto Helder, mas o segundo também deve ser sempre desconsiderado pelo mesmo motivo que Pynchon. No Brasil, meu voto é sempre da Nélida Piñon.


Uma característica da Academia sueca: obviedades não costumam receber o prêmio.

Nunca li Doris Lessing. Daquelas escritoras que sempre ouvimos falar mas nunca encontramos um livro que chamasse atenção. The Golden Notebook é sempre citado, passou várias vezes pela minha mão, mas nunca ganhou minha atenção. Aqui em Belo Horizonte, alguns de seus livros estavam em saldão numa livraria por R$10. Não consegui comprar nenhum, todos pareciam ruins.

Outro ponto a ser lembrado é que o prestígio da prêmio é algo muito relativo. Muitos escritores que o receberam simplesmente desapareceram, ninguém sabe nada sobre eles. Quanto às vendas, alguns nem com o prêmio conseguiram sair do ostracismo. Aqui no Brasil, o exemplo mais claro é de Elfriede Jelinek, premiada em 2004.

Portanto, não tenho nada a dizer sobre o prêmio desse ano.
Subscribe with Bloglines