Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

16 junho 2007

Dedalus e Bloom - Telêmaco e Ulisses

"Não consigo ler Ulisses". Possivelmente você já ouviu isso. Muitas são as pessoas que, pela fama que a obra tem, resolvem encará-la e se decepcionam. Simplesmente não conseguem entender o que há de tão interessante num livro que consideram tão hermética. Então que tal um passo a passo? As considerações que Edmund Wilson faz num dos mais belos ensaios sobre James Joyce, do livro "O Castelo de Axel" pode servir de roteiro. Citarei aqui brevemente alguns pontos (sem o brilho da genialidade de Edmund Wilson), que talvez possa encaixar algumas peças. Se se interessarem, leiam o livro de Wilson, pois vale a pena.

Primeiro ponto: "Ulisses" e a "Odisséia" estão intimamente relacionados. Os primeiros cantos da Odisséia falam da busca de Telêmaco por seu pai Ulisses. Em "Ulisses" a narrativa se inicia às 8 horas na torre Martello de Sandycove, em Dublin, com Stephen Dedalus atormentado. Ele veio de Paris por causa de um telegrama avisando que a mãe estava à morte. Stephen, portanto, faz o papel de Telêmaco. Ele e seu pai nunca se deram bem e agora é como um Telêmaco em busca de Ulisses.

Nesse mesmo horário, Leopold Bloom está em sua casa na rua 7 Eccles Street, preparando seu café-da-manhã. Sua mulher Molly está na cama. O casamento não anda nada bem. Bloom ainda sofre por causa da perda do filho, que morreu pouco depois de nascer e Molly tem um amante. Bloom, portanto, faz o papel de Ulisses que, como na Odisséia, aparece sem Telêmaco e separado de Penélope.
Subscribe with Bloglines