Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

28 dezembro 2005

2005 e 2006

Comecei este ano com dois pensamentos em mente: continuar minhas leituras regulares e escrever sobre literatura num blog. No dia 1º rascunhei algumas idéias e no dia 2 chegava à Internet o "2005 - Uma Odisséia Literária". Ninguém nunca perguntou, mas o nome refletia minha idéia de manter o blog por apenas um ano, independente do que acontecesse nele. No dia 31 de dezembro iria agradecer a todos e encerar os posts. Mas ao longo do ano o plano pareceu-me um tanto quanto sem sentido. Percebi principalmente que eu posso largar este blog por um mês inteiro e ainda assim haverá quem passe por aqui e deixe seus comentários, o que realmente me deixa bastante feliz. O problema agora é que a URL ficou datada e sem muito sentido (odisseia2005.blogspot). Por isso espero fazer algumas mudanças no site atual.

Pretendo reformular o layout em primeiro lugar. Também estou pensando em como continuar a parceria com o Submarino. Tentei colocar links para os livros para que os leitores que não compram no site pudessem reclamar o menos possível das propagandas. Não deu tão certo e as vendas pelo site somam quase nada nestes quase seis meses de vendas. Ganhar algum dinheiro com blogs definitivamente ainda não é uma realidade por aqui. Se sustentar somente com o trabalho realizado através dum blog parece algo longe da realidade. A principal mudança, porém, será no conteúdo do site. Pretendo fazer atualizações com artigos apenas às sexta-feiras. Durante a semana procurarei apenas publicar links para notícias e outros sites, com breves comentários. Tentarei também ampliar os artigos quando o assunto necessitar. Sempre obedeci a uma regra própria de produzir textos com quatro ou cinco parágrafos no máximo, já que nos blogs, textos longos costumam não atrair tanta atenção. Esta será uma tentativa de 'profissionalizar' um pouco mais os textos.

Para 2006, espero poder colocar este blog no centro das discussões sobre literatura pela Internet. Aos desiludidos com o cenário atual, espero poder mostrar que nem tudo está perdido, e aos eufóricos, apontar falhas varridas para debaixo do tapete em nome do 'politicamente correto'. Por último, concordo completamente com tudo o que já disse o Paulo Polzonoff - um dos melhores críticos atuais e uma fonte de inspiração para criação deste blog - em sua série de posts sobre a Nova Crítica Impressionista. É preciso individualismo, liberdade, humor e um certo afastamento do escritor, ao se escrever sobre literatura. Uma ou outra implicância certamente poderá ocorrer, mas como todo ser humano, é preciso também o reconhecimento das imperfeições deste que vos escreve. Isso faz parte do jogo e é aí que está toda a graça. Até 2006.
Subscribe with Bloglines