Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

26 abril 2005

A Odisséia Recomenda I

Evidentemente todos que me acompanham sabem que este um é blog monotemático, o que faz com que ele tenha uma cara de clubinho particular mesmo sem eu ter essa intenção, afinal nem todos têm interesse em falar de literatura. Mas muitos na internet também falam de literatura (e falam bem!) e eu procuro acompanhar. Sendo assim, vou montando um `álbum de figurinhas virtual`, onde vez por outra apontarei aqueles blogs que também têm algo de interessante a dizer sobre este grande universo que é a literatura. A primeira `figurinha` que cito aqui é o Fêmea de Cupim, que entre outros temas, apresenta-nos bons posts à respeito de (é claro!) livros & literatura. Num post recente, para Booklovers, algumas perguntas que reproduzo aqui e que dou minhas próprias respostas:

1 - Quantos livros você lê por ano?
Não sei exatamente. Em algumas épocas leio com mais rapidez em outras leio mais devagar. Também tenho um grande problema que é a falta de tempo e por isso leio menos do que gostaria. Tenho uma rotina parecida com a rotina de muitos: trabalho 8 horas por dia, à noite estou na faculdade e nos fins de semana dou bastante atenção à minha família. Mas em média procuro ler um livro por semana, ou uns 50 livros por ano.

2 - Qual foi o último livro que você comprou?
Não foi um, foram alguns: "Machenka" e "A Pessoa em Questão" de Vladimir Nabokov, além de "O Leilão do Lote 49" de Thomas Pynchon, "Luz em Agosto" de William Faulkner (que já estava procurando a um bom tempo e que consegui numa daquelas olhadas descompromissadas após o almoço) e "Prosa Reunida" de Adélia Prado.

3 - Qual foi o último livro que você leu?
"Machenka" de Vladimir Nabokov, contrariando a tradição de seguir a regra do FIFO (first in, first out).

4 - Liste cinco livros que tenham um significado especial para você ou que você tenha gostado muito.
O primeiro é a "Bíblia", um livro antigo mais bem atual. Descreve com um primor incomparável a natureza do ser humano. Um livro de sabedoria indispensável. Coloco na lista também "Ulisses" de James Joyce, que ampliou as noções que eu possua de romance. Depois que li o livro, percebi que poderia ler qualquer texto. "A Montanha Mágica" resultou numa profunda análise pessoal, que serviu inclusive para que eu aprendesse a valorizar minha capacidade de não apenas ler, mas também interpretar melhor textos e símbolos. Por último citaria qualquer um de Franz Kafka (deixo para vocês decidirem) e a maravilhosa obra "O Tempo e o Vento" de Erico Veríssimo.

5 - Para quem você vai passar este questionário (3 blogs) e por quê?
A todos que quiserem também apontar suas respostas, afinal o papo aqui é literatura, não é verdade?
Subscribe with Bloglines