Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

17 fevereiro 2005

OuLiPo ou é só isso?

O OuLiPo, no meu entender, é sinônimo de ócio. Só isso. Tudo bem um indivíduo querer produzir um texto seguindo o que pode ter o nome de "ordem" ou "limite" extremo, porém, dizer que um livro feito desse modo (num molde fixo) é fruto de um "insight de gênio" como muitos dizem, é bem discutível.

Georges Perec, escritor reconhecido como um gênio inventivo e membro do OuLiPo, conseguiu produzir um livro inteiro com o limite de escrevê-lo sem o "e". Perec criou um jogo divertdo, contudo, só ele brincou. No livro, Perec contou o sumiço de um indivíduo. Como no livro inteiro inexiste o "e", o vínculo entre um evento e outro é o que produz um efeito que distingue-o dum modo positivo dentre todos os outros escritores do OuLiPo. Só isso. O jogo consiste em produzir um livro com ordem e método, tendo um competidor escrevendo com um limite imposto. Ponto. Dizer que isso é bom, só porque o competidor conseguiu vencer o jogo é risível.

Com isso, proponho que os leitores reconsiderem certos pontos impostos. No meu entender, mesmo um mero blogueiro pode produzir um texto seguindo um método fixo e nem por isso o texto é bom. Escrever um belo texto independe disso. Escrever bem é um dom. Costumo dizer que compreender o que é um texto bem escrito é o primeiro requisito com o objetivo de se reconhecer um livro bem escrito.
Subscribe with Bloglines